Skip to content

Um documento para ajudar que está començando a utilizar o Git

Notifications You must be signed in to change notification settings

evandojunior/tutorial-git

Folders and files

NameName
Last commit message
Last commit date

Latest commit

 

History

5 Commits
 
 

Repository files navigation

Tutorial Git

O que é Git?

Git é um sistema de controle de versão de arquivos. Através deles podemos desenvolver projetos na qual diversas pessoas podem contribuir simultaneamente no mesmo, editando e criando novos arquivos e permitindo que os mesmos possam existir sem o risco de suas alterações serem sobrescritas.

O que é Repositório?

É o local onde seu projeto estará armazenado, existem alguns repositórios online gratuitos e os mais conhecidos são: GitHub, GitLab, BitBucket, os dois últimos permitem ter projetos privados gratuitamente.

O que são Issues?

São uma espécie de solicitação. As issues são utilizadas normalmente, para relatar algum problema ou sugerir uma nova funcionalidade ao projeto.

Por que utilizar as issues?

Para facilitar o trabalho, registrar a demanda de trabalho e gerar um histórico de tudo o que foi feito.

Trabalhando com Issues

Acesse o seu repositório online e procure a área de Issues e abra uma nova issue, será gerado um número automaticamente com # na frente exemplo: #1 ou #666. Após crie uma branch em seu repositório local com o mesmo número da issue aberta, e ao fazer o commit, mencione a issue no comentário para linka-lo a issue especifica. exemplo:

$ git commit -m "[#numerodaissue]Descrição do commit"

O que são Branches?

Branches são como os "ramos" de uma árvore e a branch master é como se fosse o tronco, as branches são uma cópia do ramo principal onde você poderá fazer suas alterações sem interferir diretamente na MASTER.

Por que usar branches?

Porque, o servidor pode estar linkado para realizar o deploy automáticamente sempre que houver alguma alteração na master e caso seja enviando algum código incompleto por exemplo, o projeto que está na web ficará com errors.

Trabalhando com branches

Antes de criar uma nova branch, você deve observar se o projeto local está na branch master, caso o contrário será criado branch dentro de outra branch. Para criar uma branch no seu repositório local com o numéro da issue digite:

$ git checkout -b "[#numerodaissue]"

Ou para criar a branch com um nome específico digite:

$ git checkout -b nomedabranch

Ao concluir o trabalho nesta branch e adicionar os arquivos e commitar, você deve fazer o push para o repositório, informando o número da issue.

$ git push origin "#numerodaissue"

Após isso, você deve solicitar o Pull (Merge) Request para mesclar suas alterações com o branch master ou develop.

O que é Pull ou Merge Request?

É a ação de solicitar ao Admin do repositório para aceitar a sua contribuição ao projeto, ao solicitar o PR ele ficará pendente aguardando o aceite, assim o Admin poderá revisar o código, verificar se há conflitos, e ele pode aceitar ou não a sua contribuição.

Por que trabalhar usando o Pull Request?

Já pensou se alguém que você não conhece, envia uma alteração para o seu branch master sem passar por uma revisão sua e nessa alteração o "cara" apaga uma parte importante ou todo o seu projeto? Esse é só um exemplo de porquê usar o PR.

Isso é tudo pessoal :)

Para mais informações vide: Documentação do Git


Feito com <3 por Evando Junior

About

Um documento para ajudar que está començando a utilizar o Git

Topics

Resources

Stars

Watchers

Forks

Releases

No releases published

Packages

No packages published